top of page
  • Foto do escritorjurisdescomplicado

RELATO DE UM CONCURSADO: COMO ELE ESTUDOU PARA O CONCURSO DE ANALISTA-MP


Com a proximidade da prova (30 de Setembro de 2018) do concurso para Analista do MP-SP, resolvemos convidar Paulo Queiroz, aprovado no Concurso de 2015 para o cargo, para contar como foi o processo de estudo:


‘’ Quando saiu o edital para o cargo de analista jurídico do Ministério Público do Estado de São Paulo fiquei empolgado por ter bastante interesse no cargo, não somente em razão da remuneração e da garantia de um trabalho após terminar a faculdade, mas também em razão de na época ser estagiário do Ministério Público na área de patrimônio público e fundações e ter grande respeito pela instituição.


Não estudei especificamente para a primeira fase da prova, uma vez que quando saiu o edital estava no último ano da faculdade, fazendo TCC e estudando para a segunda fase da OAB. Assim, somente fiz o dia D do Damásio um dia antes da prova.


Para a segunda fase, já havia passado na OAB e feito parte do meu TCC, então foquei em estudar para a prova de analista. O material utilizado para estudar foi basicamente aquele que já possuía para a primeira fase da OAB em conjunto com o cursinho do Damásio específico para a segunda fase de analista.


De início, me parecia difícil eventual nomeação, em razão de ter somente três vagas para a região de Santos e não ter como estudar exclusivamente para o concurso, mas, no fim, consegui ser aprovado e também foram criadas mais vagas para a região. Com isso, fui nomeado cedo, sendo que os 37 aprovados para a região de Santos também o foram, zerando a lista de aprovados.


O concurso em si foi muito rápido, pois o edital saiu em abril (salvo engano), a primeira fase foi em junho, a segunda fase no início de setembro, o resultado em novembro, a homologação em dezembro e minha nomeação em março do ano seguinte; ou seja, fui nomeado em menos de um ano após a divulgação do edital.


Minha dica para aqueles que pretendem prestar concurso público é: por mais difícil e inatingível que possa parecer a aprovação, tenha confiança em si mesmo. Em alguns momentos é difícil ter que estudar, abdicar de várias coisas, mas o esforço vale a pena. No meu caso, cada dia que estudava, acreditava mais que poderia passar, além de ter tido muita sorte por ter apoio da minha namorada e família. Recomendo ainda estar sempre acompanhando as decisões judiciais (principalmente dos tribunais superiores) e mudanças legislativas recentes, pois têm bastante chance de serem cobradas nos concursos públicos.’’


Esperamos que a trajetória descrita acima possa contribuir de alguma forma para a sua preparação e aprovação no concurso para analista do Ministério Público-SP.


53 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Cadastre-se

Entre em contato

Santos/SP, Brasil

Suas informações foram enviadas com sucesso!

Law Firm
bottom of page